top of page
  • Kalina Grabowski

3 Prós e 1 Contra de um Estúdio de Luz Natural



Desde que inaugurei o Estúdio Kalina atual, em 2020, ganhamos muitos seguidores e fãs desse estilo fotográfico atemporal e do nosso formato de trabalhar. Nossas fotos são especificamente com LUZ NATURAL, o que deixa muitas dúvidas e curiosos em relação a isso! "O que fazer quando chove?" "Você só usa luz natural mesmo ou tem alguma outra fonte?" "como explicar ao cliente sobre os horários?"


A maioria dessas dúvidas eu respondo no livro que fiz especificamente sobre isso! Quem tiver interesse pode adquirir aqui. Mas posso adiantar aqui que SIM foi preciso estratégia e muitos testes pra chegar na consistência que tenho hoje.


Clicar com luz natural em ambientes internos tem suas limitações mas, claro, tem seus benefícios! Benefícios estes que me fizeram justamente optar por essa fonte sem pestanejar!


Vou listar aqui 3 prós e no final vou dar 1 contra sobre esse modo de fotografia in loco:



Pró: Liberdade de Movimento


Em um Estúdio de Luz Natural, você não precisa se preocupar em posicionar seu modelo exatamente em um lugar para obter a luz que precisa. Quando se trabalha com flash isso é necessário pois qualquer movimento pode alterar o resultado. Na luz natural, isso não é um problema já que lidar com as variações é O ESPERADO. Posicionar o modelos em diferentes lugares e, mesmo que ele se mexa, corra, brinque, você só precisa ser rápido para obter as melhores fotos sem se preocupar em como a luz vai sair, afinal, você está enxergando o resultado na sua câmera.



Pró: Luz Familiar


Quando o cliente chega para um ensaio fotográfico é normal que ele se sinta acanhado, tímido e demore para se soltar. Afinal, a não ser que sejamos modelos profissionais, fazer fotos é realmente um desafio! Deparar-se com um mundo de flashes, softoboxes e equipamentos enormes pode intimidá-lo. Optar pela luz de janela deixa a experiência um pouco menos "assustadora", afinal todo mundo tem uma janela com cortina em casa - é uma fonte de luz familiar. Nosso estúdio inclusive faz questão de deixar o ambiente super aconchegante, aberto, com cara de casa para o cliente ficar à vontade com mais rapidez. E funciona muito! Muitos clientes relatam assim que chegam no ambiente "Nossa, que paz, parece uma casa clean". É essa a ideia!



Pró: Menos distração com Equipamento


Bom, e se para o cliente um ambiente cheio de equipamentos pode intimidar, mal sabe ele que para lidar com todos aqueles equipamentos é preciso investir uma enorme atenção por parte do profissional e, consequentemente, também intimidá-lo. E, particularmente, eu não curto investir tanta atenção em equipamentos de iluminação quando é na direção e na atenção ao MOMENTO que eu ganho as melhores imagens. Por isso, um Estúdio de Luz Natural te dá a oportunidade de exercitar sua criatividade com menos intervenções no meio.




Contra: Limitação nos horários


Diferente de um flash ou LED, a luz natural tem limite de tempo. Dependendo de cada ambiente teremos mais ou menos tempo para clicar e isso cria uma limitação inclusive na agenda. Porém, para ser completamente sincera, isso é uma BENÇÃO! Afinal, nós exercemos muitas funções em nossa empresa, fotografar é só uma delas. Então, ter essa limitação te "obriga" a organizar melhor sua agenda, dando espaço para outras coisas igualmente importantes.


---

Você tem ou gostaria de ter um Estúdio com essa fonte de luz?

O que você acredita que seria um PRÓ e um CONTRA desse tipo de trabalho?


Beijos, bom trabalho! Ka.

59 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page