Frases inspiradoras do Oscar 2023

Esse domingo aconteceu o grande e esperado evento OSCAR 2023 e com ele vem algo que eu simplesmente AMO ver: os discursos dos ganhadores. Ter reconhecimento em si já é algo incrível, mas receber um prêmio como esse deve ser algo inexplicável. Por isso, os discursos sempre ilustram trajetórias, sonhos, conquistas das quais tanto o ganhador quanto os telespectadores conseguem sentir tudo pelo que passaram para chegar até onde chegaram. Aqui vão algumas das frases que mais me tocaram e meu parecer sobre cada uma delas!
Ke Huy Quan (vencedor de melhor ator coadjuvante).

“Minha jornada começou em um barco. Passei um ano em um campo de refugiados. E de alguma forma acabei aqui no maior palco de Hollywood. Dizem que histórias assim só acontecem no cinema. Não acredito que está acontecendo comigo. Este - este - é o sonho americano. Para todos vocês, por favor, mantenham seus sonhos vivos!"
Nós geralmente não fazemos ideia das batalhas que cada um passa ou passou para vencer. Por isso, é preciso livrar-se de julgamentos é realmente analisar as coisas como são. Apesar de tempestuosos os caminhos, não podemos deixar que o lugar de onde viemos ou as dificuldades do passo determinem nossas ações e nossos sonhos.
Jamie Lee Curtis (vencedora de melhor atriz coadjuvante).

"Sei que parece que estou aqui sozinha, mas não estou. Eu sou centenas de pessoas. Acabamos de ganhar um Oscar. À todas as pessoas que apoiaram todos os filmes que fiz ao longo desses anos, nós vencemos um Oscar!”
Jamie Lee Curtis é conhecida por atuar em filmes de gêneros não muito reconhecidos, digamos assim. Atuou em muitos filmes de terror, mais "lado B" do cinema - inclusive o filme que a trouxe a estatueta (Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo) é uma história mega alternativa. Isso nos mostra que manter-se firme com nossos objetivos e acreditar no nosso trabalho é o que importa - e não o estilo que você segue. Além disso, ela nos lembra que NUNCA É TARDE para buscar- e ganhar - reconhecimento, levando seu primeiro Oscar aos 64 anos.
Daniel Kwan (vencedor de melhor direção)

"Um diretor não é nada sem sua equipe. Os gênios emergem do coletivo. Somos todos produtos do nosso contexto. Meu pai me passou sua paixão por filmes ao usá-los como um escape da realidade. Minha mãe, uma alma criativa, quis ser dançarina, cantora, atriz mas não teve o luxo de bancar mas deu isso para mim. Meu ponto original é que há grandeza em cada pessoa, você só precisa desbloqueá-la."
O filme Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo foi o grande vencedor da noite e Daniel Kwan, um dos diretores, me chamou atenção com seu discurso sobre como os gênios emergem do coletivo, do contexto. Me faz refletir sobre como cada coisa que passamos ou que passaram antes da gente contribui para nos levar onde estamos ou onde queremos chegar. É importante reconhecermos que não estamos sozinhos, nem em um contexto pessoal muito menos profissional e entender que estar junto das pessoas certas em um contexto certo AJUDA MUITO a vencer os desafios e desbloquear a genialidade que, muitas vezes fica bloqueada por falta de incentivo ou de troca.
-
E aí, você viu o Oscar?
Gostou dos ganhadores?
Beijos, Ka.