• Kalina Grabowski

Empreendedorismo Feminino



No último dia 19/11 comemoramos o Dia internacional do Empreendedorismo Feminino. Empreender em qualquer área tem seus obstáculos, mas ser mulher empreendedora com certeza traz desafios maiores. Nós já viemos de um mercado que nos rebaixa só por sermos do gênero. As mulheres brasileiras ainda ganham cerca de 20,5% a menos que os homens (IBGE). Fora isso, ainda existe a estrutura social em que a maioria das mulheres precisa ter dupla jornada, ou seja, chegar em casa de um trabalho para o segundo: cuidar dos afazeres domésticos e criação dos filhos.



Por conta desse sistema, as mulheres ocupam bem menos cargos de chefia. Em 2016, a porcentagem de mulheres em cargos gerenciais era de 37,8%.


Exemplos de Liderança


Diante dessa realidade, existem àquelas que decidem lidar com todas as tarefas, desafios e gerar oportunidades na criação e gestão de um negócio próprio. Definitivamente, elas merecem um dia só delas, né?



O canal @mepoupe fez uma série de vídeos inspiradores sobre mulheres que empreendem e mudam o mundo. É maratona obrigatória! E se você, assim como eu se emociona uma história de coragem e resiliência, preparem os lencinhos. ASSISTA!


Como ser útil a uma mulher empreendedora?


Sim, útil! Ops, pareceu "agressivo"?

Pois é, esse é outro problema que enfrentamos: a maneira como julgam nossa personalidade. Nos negócios, muitas vezes, se somos práticas nos julgam como grosseiras.

Se somos específicas nos julgam como problemáticas.


E tudo isso eu falo por experiência própria. Esse não é um dado do IBGE.

Hoje vejo uma romantização do empreendedorismo feminino como se buscássemos apoio. Mas nós não queremos "só isso"...


Apoio é bom! Mas para ser realmente útil a uma mulher empreendedora

você pode:


Primeiro tratá-la sem pré-julgamentos. Nosso gênero não define nossa personalidade de maneira generalizada.

Dar ouvidos ao negócio dela assim como qualquer outro negócio e realmente querer entendê-lo para então tentar oferecer algo bom para ele.


Não é TPM, ás vezes é estresse mesmo. Não resolve com chocolate mas com um dia no spa - aceito!


Para você mulher empreendedora, meu desejo é que você tenha sempre boas oportunidades, de maneira igualitária e que faça seu negócio prosperar com sua saúde em primeiro lugar.


Ah...e eu te entendo!

Beijos, Ka.


Fonte: querobolsa.com.br



12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo